Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos

P2020

Designação do Projecto | NAUTA
Código do projeto | CENTRO-01-0247-FEDER-10656
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | Região Centro
Entidade beneficiária | Nauta – Soluções de Segurança, LDA

Data de aprovação | 31-05-2016
Data de início | 01-12-2015
Data de conclusão | 30-11-2017
Custo total elegível | 440.821,94 EUR
Apoio financeiro FEDER | 331.511,45 EUR

Síntese do Projecto:

O COSMO assume-se como uma evolução natural do estado da arte atual, materializado em ferramentas como os sistemas PSIM, dado que irá adicionar e integrar com as funcionalidades previstas por estas soluções, novas tecnologias no campo da Gestão da Energia e Operações. A primeira camada de inovação e novidade do projeto passa exatamente por esse caráter de convergência de vários módulos associados à gestão inteligente de espaços (PSIM + Gestão de Energia + Gestão de Operações), sendo que a diferenciação comparativamente às soluções atualmente existentes no mercado não se esgota neste fator. Com efeito, e com o intuito de responder e antecipar as necessidades de um mercado cada vez mais global, o projeto incidirá igualmente sobre a Investigação, Desenvolvimento e integração de tecnologias (em cada um dos módulos) de elevado nível de sofisticação.

Está igualmente contemplado o desenvolvimento de um interface, designado myNauta, o qual será responsável por assegurar o apoio técnico e comercial aos clientes, instaladores e integradores possibilitando uma constante atualização no que concerne a novas versões e base de conhecimento contendo todos os manuais de configuração e atualização. Esta interface será igualmente importante para os clientes finais estarem mais próximos dos instaladores, havendo partilha de informação sobre as avarias nos equipamentos, permitindo uma ação mais célere e eficaz da manutenção, criando mais valor na relação entre instaladores e os clientes finais.

Outro ponto de destaque prende-se com a integração do COSMO com a API FIWARE (framework promovida pela Comissão Europeia para definição de um standard da Internet of Things – IoT) com o intuito de permitir a associação de dispositivos IoT que possam interagir de forma dinâmica com o COSMO.

Por fim, considerando o objetivo macro de recolha de dados de qualquer sistema, o COSMO deverá permitir, através de uma API aberta, receber alarmes de qualquer sistema, seja qual for a sua natureza. Essa funcionalidade terá aplicabilidade para, por exemplo, receber alarmes de outras áreas não contempladas e de natureza muito específica, tais como linhas de produção automática, permitindo poupar recursos na monitorização das mesmas, centralizando a receção dos alarmes e definindo os procedimentos de atuação perante os mesmos.

Outra grande vantagem que irá ser proporcionada pelo COSMO passa pelo seu cariz de modularidade, ou seja, ao utilizador final irá ser permitido adquirir o sistema em versão software licenciável ou então de forma modular (caixas), sendo que poderá usufruir de todos os módulos em simultâneo ou apenas os que este selecionar.

Objectivos do Projecto:

Simplicidade:
– Garantir acesso web e móvel;
– Garantir um nível alto de usabilidade e facilidade de utilização;
– Permitir uma otimização efetiva das tarefas;
– Minimizar riscos;
– Aumentar a velocidade de resposta;
– Melhorar o suporte à decisão;
– Proporcionar relatórios e auditorias.

Retorno:
– Reduzir os custos operacionais;
– Reduzir efetivos;
– Possibilitar formações rápidas;
– Possibilitar a concentração de dados multi-site;
– Otimizar o investimento em equipamentos;
– Alavancar a eficiência energética do edifício.

Modularidade:
– Possibilidade de personalização do sistema por módulos;
– Atuação multi-marca;
– Atuação multi-site.

Internet of Things:
– Permitir uma interoperabilidade efetiva com outros sistemas;
– Manter o sistema em permanente evolução.

Ponto de Situação:

O projeto encontra-se neste momento concluído.

Equipa do Projecto